Porque hoje em dia é tão comum as pessoas terem vários sintomas de depressão?
Pode ser um equívoco da minha parte, mas vivemos sempre contra o tempo. A correria do dia a dia nos faz não termos tempo para sermos felizes... Há os que acreditam que a felicidade é o dinheiro que conquistam trabalhando ou há os que consideram a felicidade curtir seu tempo livre com quem gosta. Mas entre tantos afazeres e tantas coisas a não fazer a depressão se encaixa nelas. Não que a falta de tempo para viver acarreta em depressão, nossa nem pensem nisso, mas às vezes a falta da pessoa viver intensamente faz isso. Eu sei - repito - pode ser um equívoco meu.
A solidão também é um fator que ajuda e muito para se ter uma depressão, o fato de estar só e se sentir assim só faz com as coisas dentro de nós desmorone.
![]() |
(Retirado do Google.com/) |
Mas o que eu perguntei ali em cima tem algo que vocês possam não conhecer ou talvez não saibam identificar... "Sintomas de Depressão"
- QUAIS SÃO ELES?
Primeiro quero deixar claro que esta postagem não é um diagnóstico e que se você se identificar com algum sintoma que seja você deva procurar ajuda psicológica. Mas também não deve por momento algum (isto é um questão ética) enxergar esses sintomas em alguém e dizer que é sem saber. Ressalto novamente: A AJUDA DE UM(A) PSICÓLOGO(A) É IMPORTANTE PARA O DIAGNÓSTICO.
![]() |
(Retirado do Google.com/) |
Bom, voltando a pergunta: Quais são os sintomas de depressão? A muito tempo venho pesquisando isso, pois até eu já estive apresentando vários destes sintomas. Não há uma definição certa de sintomas, mas depois de pesquisar muito achei este site que se chama Minha vida e que ele tem os sintomas de depressão.
"São sintomas de depressão:
- Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
- Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
- Desinteresse, falta de motivação e apatia
- Falta de vontade e indecisão
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
- Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
- A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
- Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
- Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
- Perda ou aumento do apetite e do peso
- Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros."
![]() |
(Retirado do Google.com/) |
![]() |
(Retirado do Google.com/) |
"Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite"
Vale ressaltar que há momentos em que todos ficaram tristes devido a algum acontecimento que eles não puderam de alguma forma reverter, como o exemplo da morte de um ente querido, mas eles conseguiram de alguma forma superar, ou seja, só pode ser considerada uma depressão se não há superação do problema.
MAS quais são as CAUSAS?
O Dr. Drauzio Varella explica: "Existem fatores genéticos envolvidos nos casos de depressão, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo), consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína), certos tipos de medicamentos (ex: as anfetaminas). Mulheres parecem ser mais vulneráveis aos estados depressivos em virtude da oscilação hormonal a que estão expostas principalmente no período fértil."
Em uma postagem sua o Dr. Drauzio Varella busca ressaltar que mais 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, gente isso foi em 2012, ou seja, já se passaram 3 ANOS desta pesquisa... imagina hoje qual o número de pessoas que sofrem deste mal e que não tratam?
Faça o diagnóstico no site dele: Diagnóstico de Depressão
Uma dica:
Um canal que gosto muito chamado Minutos Psíquicos e que acompanho diariamente fez a mais ou menos 1 ano atrás este vídeo explicando... realmente eu gostei muito e gostaria de compartilhar com vocês:
GOSTARAM DO VÍDEO? Então se inscreva no canal deles, é demais os vídeos deles!
BOM POR ENQUANTO É ISSO... AMANHÃ TEM MAIS, E TEM SURPRESAS!!!
BEIJÃO <3
Notas finais:
1.Bom essa foi a terceira mais votada na enquete. Eu amei falar sobre depressão e espero poder em algum momento mais longo conversar sobre a mesma novamente.
2. Queria também dizer que amanhã será um dia totalmente diferente no blog e na página... Estamos comemorando 20 MIL curtidas na página e 4000 MIL visualizações no BLOG. Vamos ter diversas coisas para fazer né. <3
3. Me mandem e-mails, amo ler o que vocês me escrevem para mim.... samanta1martinelli@gmail.com ou preencha o formulário de contato aqui no lado direito da página com sua opinião sobre o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário